• SEO Auditoria OCDMB

Tireóide: você sabe qual a importância dessa glândula?


​Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.


Os hormônios tireoidianos, T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) , agem em praticamente todos os órgãos estimulando várias funções, como se fossem a gasolina do corpo humano.


Eles atuam no coração controlando os batimentos cardíacos, no intestino controlando as contrações e frequência de evacuações, na temperatura corporal, no humor, na memória e outras funções cognitivas.


Agem também nos ossos, nos músculos e no tecido adiposo, nas mulheres pode alterar a ciclo menstrual e ovulação quando ocorrem disfunções tireoidianas.


Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.


Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido. Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.


E sobre o ganho de peso ?


O hipotireoidismo pode promover inchaço e, consequentemente, aumento discreto do peso ( em torno de 3 kg). Sendo assim, existe edema (inchaço) e não o ganho de gordura corporal.


Já no caso de hipertireoidismo ocorre uma aceleração de todo o organismo. O coração, por exemplo, fica agitado e bate mais rápido, o que favorece episódios de taquicardia.


A sobrecarga hormonal também mexe com o cérebro e promove quadros de ansiedade, insônia e nervosismo.


A doença ainda pode desregular a digestão e causar intolerância ao calor.


Procure sempre um endocrinologista para acompanhar a sua tireóide.




Marque sua consulta para uma melhor avaliação médica.


Dra.Tatiana Denck Gonçalves

Endocrinologista

CRM 127.265


109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã