• SEO Auditoria OCDMB

Tireóide: você sabe qual a importância dessa glândula?


​Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.


Os hormônios tireoidianos, T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) , agem em praticamente todos os órgãos estimulando várias funções, como se fossem a gasolina do corpo humano.


Eles atuam no coração controlando os batimentos cardíacos, no intestino controlando as contrações e frequência de evacuações, na temperatura corporal, no humor, na memória e outras funções cognitivas.


Agem também nos ossos, nos músculos e no tecido adiposo, nas mulheres pode alterar a ciclo menstrual e ovulação quando ocorrem disfunções tireoidianas.


Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.


Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido. Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.


E sobre o ganho de peso ?


O hipotireoidismo pode promover inchaço e, consequentemente, aumento discreto do peso ( em torno de 3 kg). Sendo assim, existe edema (inchaço) e não o ganho de gordura corporal.


Já no caso de hipertireoidismo ocorre uma aceleração de todo o organismo. O coração, por exemplo, fica agitado e bate mais rápido, o que favorece episódios de taquicardia.


A sobrecarga hormonal também mexe com o cérebro e promove quadros de ansiedade, insônia e nervosismo.


A doença ainda pode desregular a digestão e causar intolerância ao calor.


Procure sempre um endocrinologista para acompanhar a sua tireóide.




Marque sua consulta para uma melhor avaliação médica.


Dra.Tatiana Denck Gonçalves

Endocrinologista

CRM 127.265


Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã