Para muita gente, a quarentena tem provocado a fome sem controle - ou a "vontade emocional" de comer. Isso acontece porque os sentimentos de angústia, ansiedade e medo mexem com o psicológico e, muitas vezes usamos a comida como válvula de escape.
Mas, acredite: é possível vencer essa fase e ter uma alimentação saudável durante o isolamento social.
Seguem algumas dicas para não engordar nesse período:
1-Planeje os horários de suas refeições e organize uma rotina para o seu dia . Tente se alimentar nos mesmos horários, sem pular refeições
2-Enquanto come, evite fazer outras atividades paralelas ( ex: comer vendo TV, mexendo no computador, trabalhando). Aproveite que tem mais tempo e faça suas refeições com calma, mastigando devagar e saboreando cada alimento
3-Evite comer muito a noite ( maior chance de engordar ). Prefira alimentos leves no jantar
4-Evite ter em casa os alimentos muito calóricos ( ex: doces, salgadinhos ) em especial aquele alimento "gatilho" que faz você comer sem parar. E ,se esses alimentos estão na sua cozinha ao menos tente reduzir o acesso a eles, deixando mais "escondido" nos armários mais altos, por exemplo.
5- Não estoque comida. Evite o desperdício, pense no próximo que poderá ficar sem comida e use a criatividade para preparar suas refeições. Cozinhe alimentos saudáveis e aprenda novas receitas
6-Prefira alimentos in natura e minimamente processados. Arroz, feijão, frutas, legumes, verduras, leite, carnes e ovo. Alimentos de verdade!
7- Se for pedir delivery , evite fast foods!! Opte por preparações que se assemelhem as comidas preparadas em casa e dê preferência aos pequenos comércios em vez de grandes redes de fast-food.
8- Procure estratégias para lidar com as emoções sem recorrer à comida! Quando perceber que está comendo por razões emocionais, tenha em mente que não é fome e será passageiro.
10- Não acredite em alimentos ou dietas milagrosas! Não é momento de fazer dietas restritivas.
Marque sua consulta para uma melhor avaliação médica.
Dra.Tatiana Denck Gonçalves
Endocrinologista
CRM 127.265
Comments