• Clinere

Vitamina D protege contra a Covid-19?


Recentemente, dois pesquisadores italianos, divulgaram um documento no qual alegam que a vitamina D teria um papel importante na prevenção da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Entretanto, os médicos italianos não publicaram suas descobertas em nenhuma revista científica — não se sabe, por exemplo, quantos pacientes foram avaliados e quais eram exatamente seus níveis de vitamina D. Eles passaram uma mensagem, mas sem dados para comprová-la. Até o momento, é somente especulação. 

Não causa surpresa o achado de níveis mais baixos de vitamina D no sangue  em pacientes com formas moderadas a graves da COVID-19, já que as doenças apresentadas comumente por esses indivíduos (por exemplo, doenças crônicas, doenças inflamatórias, obesidade e diabetes) são associadas à deficiência de vitamina D. Esta associação NÂO determina causalidade, ou seja, NÃO indica  que a falta de vitamina D causou a doença, e NÃO se demostrou qualquer benefício do uso de vitamina D para prevenção ou tratamento destas doenças. As evidências científicas disponíveis até o momento não justificam a suplementação de vitamina D para a população em geral com o intuito de proteger alguém da COVID-19. Até porque, há o risco de exagero de suplementação e intoxicação. 


Quais os riscos de tomar vitamina D em excesso? 

Aumento dos níveis de cálcio no sangue, aumento do risco de cálculos renais , risco de perda da função dos rins, desidratação, náuseas e fraqueza muscular. 


Afinal, para que serve a vitamina D ?

Embora seja denominada vitamina, conceitualmente se trata de um pré-hormônio que atua na saúde dos ossos e no controle dos níveis de cálcio no sangue. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.


Nunca  inicie qualquer tipo de suplementação de vitamina D por conta própria. Consulte sempre seu médico para que ele avalie a necessidade da reposição baseado nos níveis de vitamina D dosados no seu sangue em conjunto com suas características individuais tais como idade, índice de massa corporal, doenças associadas, entre outros dados.

Dra Tatiana Denck Gonçalves

CRM SP 127.265 - Endocrinologista 


0 visualização

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã