top of page
  • Foto do escritorSEO Auditoria OCDMB

Ingestão de Álcool e Risco de Câncer


Há várias evidências atuais disponíveis  indicando que o uso de álcool é um fator de risco evitável para o câncer, e a Organização Mundial de Saúde já considerou o álcool um cancerígeno há mais de 30 anos.


Nos Estados Unidos, estima-se que 5,6% dos casos incidentes de câncer (aproximadamente 87.000 a cada ano) estejam associados ao álcool, incluindo câncer de cavidade oral, faringe, laringe, fígado, esôfago (carcinoma espinocelular), mama feminina, e colorretal.


O tipo de álcool não parece importar; todas as bebidas alcoólicas incluem etanol, que aumenta os níveis de acetaldeído e, por sua vez, promove danos ao DNA. Além disso, mesmo níveis moderados de consumo (geralmente definidos como aproximadamente 14-28 g ao dia , o equivalente a cerca de 1-2 doses diárias ( sendo 1 dose equivalente a 300ml cerveja ou 100ml de vinho ou 30 ml de destilados ) parecem estar associados a um maior risco de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama feminino.


Estudos recentes  que examinam as tendências no consumo de álcool, juntamente com as taxas de incidência e mortalidade por câncer, sugerem que a diminuição da ingestão de álcool pode reduzir o risco de câncer. Como a comunidade médica avalia descobertas e recomendações recentes sobre álcool e câncer, o apoio empírico aos supostos efeitos benéficos do consumo moderado de álcool na saúde cardiovascular também está sendo questionado.


Esse conjunto de evidências, juntamente com as evidências epidemiológicas consistentes que sugerem uma associação causal entre o consumo de álcool e muitos tipos de câncer, substancia o valor potencial da redução do consumo como método de controle do câncer.


Dada a contínua alta prevalência de uso de álcool, a presença sociocultural onipresente de álcool em todo o mundo e as práticas de marketing da indústria de bebidas, abordagens inovadoras são claramente necessárias para aumentar a conscientização do público sobre os riscos e diminuir o consumo geral.




 

Marque sua consulta para uma melhor avaliação médica.


Dra.Tatiana Denck Gonçalves

Endocrinologista

CRM 127.265



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page