top of page
  • Foto do escritorSEO Auditoria OCDMB

A ingestão adequada de cálcio previne a osteoporose.

Atualizado: 18 de jan. de 2020


O cálcio está diretamente associado ao equilíbrio do metabolismo ósseo.

Uma das suas principais funções é compor a estrutura do esqueleto para que se torne forte e resistente.


O baixo nível de cálcio pode resultar de problemas com as glândulas paratireoides ( lesão das glândulas devido a cirurgia ou disfunção glandular por defeito genético) , distúrbios renais ou uso de certos medicamentos ( antibióticos, anticonvulsivantes, corticoides ).


A baixa ingestão de cálcio na dieta, bem como a falta de vitamina D, colaboram para a redução dos níveis de cálcio. A ingestão adequada de cálcio é extremamente importante para a saúde óssea geral em qualquer idade bem como para prevenção e tratamento da osteoporose.


A forma mais eficaz de obter cálcio pela alimentação é através da ingestão de leite/ derivados de origem animal.

Outros alimentos que também são ricos em cálcio, porém em proporções muito menores que os laticínios, são: espinafre, sardinha, castanha-do-pará, tofu.


A Organização Mundial de Saúde recomenda que um adulto deve ingerir, em média, 1000 mg de cálcio diariamente ( 3 copos de leite ao dia ).

A recomendação é maior para crianças, adolescentes, gestantes, mulheres amamentando e para idosos. Nessas condições deve se ingerir em torno de 1200-1500mg de cálcio diariamente.


A suplementação só está justificada nos casos em que a quantidade ingerida é inferior às necessidades diárias. O cálcio presente nos alimentos é absorvido com mais facilidade do que o dos suplementos.

Não há benefício em suplementar cálcio em pessoas sem deficiência

. Além dos problemas digestivos, a suplementação aumenta o risco de cálculos renais. Quanto maiores as doses, maior o risco.


Marque sua consulta para uma melhor avaliação médica.

 

Dra.Tatiana Denck Gonçalves

Endocrinologista

CRM 127.265





30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page