top of page
  • Clinere consultório médico

Você já fez sua bioimpedância?


Por exemplo, quando iniciamos a prática de atividade física na academia e, após algumas semanas de treino, podemos perceber que peso aumentou. É natural que imaginemos que esse resultado não é bom e que a academia não está fazendo o efeito esperado. No entanto, esse aumento no peso, indicado pela balança convencional, pode ser fruto de ganho de massa muscular e não de gordura, o que só pode ser confirmado pelo realização do exame de bioimpedância. 

O que é?

A bioimpedância  é um exame destinado à avaliação da composição corporal pois estima a massa magra ( músculo), gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre a  composição corporal do paciente.

Qual a indicação?

É um exame usado por médicos e nutricionistas para acompanhar com mais precisão a evolução do paciente durante o tratamento para emagrecimento e/ou melhora da composição corporal. Com o exame de bioimpedância, o paciente terá uma avaliação de composição corporal de forma rápida, prática e precisa.

Como é feito?

O exame é realizado através da colocação pequenos eletrodos nas mãos e pés do paciente deitado. Esses eletrodos emitirão corrente elétrica suave que passará entre os tecidos corporais do organismo. A duração do exame é de cerca de 2 minutos e o paciente não sentirá nada durante o mesmo. Ao final do exame o paciente receberá o laudo com os valores da composição corporal.

Quem não pode ser submetido á bioimpedância ?

Gestantes e portadores de marcapasso 

Como é o acompanhamento?

O exame pode ser realizado em todas as consultas ou conforme avaliação do médico ou nutricionista, com intervalo mínimo 30 dias.


Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições, como:

Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;

Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame.

Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;

Não passar creme nos pés ou nas mãos.


Dra Tatiana Denck Gonçalves - Endocrinologista - CRMSP 127.265 QRE 30.607

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page