top of page
  • Clinere consultório médico

Por que devemos tomar leite?


Nos últimos anos o leite tornou- se um alimento muito polêmico. Várias pessoas, inclusive alguns dos meus pacientes, tem retirado o leite da alimentação mesmo sem obter algum diagnóstico como alergia ou intolerância.


Entretanto, o leite ( e derivados tais como iogurte e queijo) tem alta concentração de cálcio, dificilmente  encontrada na mesma proporção em outros alimentos.


O cálcio é um mineral fundamental para a formação e a manutenção dos ossos e deve ser ingerido diariamente para evitar a osteoporose ( osso fraco com risco de fraturas).


Sabemos que, além do leite e seus derivados, outros alimentos também são fontes de cálcio, tais como os vegetais verdes. Entretanto é necessário comer uma grande quantidade destes vegetais para atingir a necessidade diária de cálcio por dia ( em torno de 1000 miligramas ao dia, para adultos ).


Por exemplo, a recomendação geral para  adultos  é consumir 3 copos de leite ao dia ( ou iogurte ), para obter a mesma quantidade de cálcio por fonte vegetal, é preciso consumir, de 4 a 5 xícaras de couve por dia. 


Além da saúde do osso, o consumo de laticínios também está associado a um menor risco de desenvolvimento de outros problemas de saúde tais como síndrome metabólica, hipertensão e doenças cardiovasculares.


E também pode ajudar a emagrecer visto que oferece mais nutrientes do que calorias e ajuda a promover a saciedade.


Vamos tomar mais leite ?


Dra Tatiana Denck Gonçalves

Endocrinologista - CRMSP 127.265 QRE 30.607

860 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page