Nos últimos anos o leite tornou- se um alimento muito polêmico. Várias pessoas, inclusive alguns dos meus pacientes, tem retirado o leite da alimentação mesmo sem obter algum diagnóstico como alergia ou intolerância.
Entretanto, o leite ( e derivados tais como iogurte e queijo) tem alta concentração de cálcio, dificilmente encontrada na mesma proporção em outros alimentos.
O cálcio é um mineral fundamental para a formação e a manutenção dos ossos e deve ser ingerido diariamente para evitar a osteoporose ( osso fraco com risco de fraturas).
Sabemos que, além do leite e seus derivados, outros alimentos também são fontes de cálcio, tais como os vegetais verdes. Entretanto é necessário comer uma grande quantidade destes vegetais para atingir a necessidade diária de cálcio por dia ( em torno de 1000 miligramas ao dia, para adultos ).
Por exemplo, a recomendação geral para adultos é consumir 3 copos de leite ao dia ( ou iogurte ), para obter a mesma quantidade de cálcio por fonte vegetal, é preciso consumir, de 4 a 5 xícaras de couve por dia.
Além da saúde do osso, o consumo de laticínios também está associado a um menor risco de desenvolvimento de outros problemas de saúde tais como síndrome metabólica, hipertensão e doenças cardiovasculares.
E também pode ajudar a emagrecer visto que oferece mais nutrientes do que calorias e ajuda a promover a saciedade.
Vamos tomar mais leite ?
Dra Tatiana Denck Gonçalves
Endocrinologista - CRMSP 127.265 QRE 30.607
Σχόλια