• Clinere consultório médico

Comer de 3 em 3 horas emagrece?


Comer de 3 em 3 horas é um mito e não há dados que comprovem que ajudará a emagrecer por si só. O que faz emagrecer é o déficit calórico ( comer menos do que se gasta ).


Com a orientação e programação para comer as 6 refeições diárias, algo muito importante pode ser deixado de lado: a percepção de fome. Nosso organismo consegue sinalizar quando precisa de comida e nutrientes, e o importante é saber entender quando isso ocorre, fornecendo o que ele precisa em menor quantidade de calorias.


Não há estudos que comprovem que comer várias vezes por dia esteja relacionado a maior gasto calórico, como foi a idéia proposta pela teoria de comer a cada 3 horas. E, para piorar muitas pessoas tentam adotar essa regra, na busca de uma alimentação saudável, e acabam exagerando e ganhando peso.


Concordo que existem pessoas que se beneficiam de comer mais vezes por dia para conseguir emagrecer e, nesse caso, eu acho que é válida a proposta. Só sugiro não forçar a alimentação sem o mínimo do gatilho de fome simplesmente porque acredita que isso resulte em perda de peso.


Dra Tatiana Denck Gonçalves

Endocrinologista - CRMSP 127.265 QRE 30.607

5 visualizações

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã