Comer de 3 em 3 horas é um mito e não há dados que comprovem que ajudará a emagrecer por si só. O que faz emagrecer é o déficit calórico ( comer menos do que se gasta ).
Com a orientação e programação para comer as 6 refeições diárias, algo muito importante pode ser deixado de lado: a percepção de fome. Nosso organismo consegue sinalizar quando precisa de comida e nutrientes, e o importante é saber entender quando isso ocorre, fornecendo o que ele precisa em menor quantidade de calorias.
Não há estudos que comprovem que comer várias vezes por dia esteja relacionado a maior gasto calórico, como foi a idéia proposta pela teoria de comer a cada 3 horas. E, para piorar muitas pessoas tentam adotar essa regra, na busca de uma alimentação saudável, e acabam exagerando e ganhando peso.
Concordo que existem pessoas que se beneficiam de comer mais vezes por dia para conseguir emagrecer e, nesse caso, eu acho que é válida a proposta. Só sugiro não forçar a alimentação sem o mínimo do gatilho de fome simplesmente porque acredita que isso resulte em perda de peso.
Dra Tatiana Denck Gonçalves
Endocrinologista - CRMSP 127.265 QRE 30.607
Commenti