• Clinere

Principais causas de dor no cotovelo




As principais causas são as epicondilites, que correspondem à inflamação na ligação o tendão com o osso do úmero, e a bursite (inflamação da bursa). Ainda podendo ocorrer artrite, lesão de nervo ulnar, lesão de ligamento e outras.


➡️Epicondilite lateral ocorre pela inflamação nessa ligação dos tendões com o osso úmero. É conhecida como “cotovelo do tenista”, sendo a mais comum das epicondilites e afeta tanto homens e mulheres em torno dos 50 anos. A dor ocorre na região lateral do cotovelo, piora com a pressão nesse local e movimento do punho. O diagnóstico é clínico, podendo utilizar ultrassom ou ressonância. Na maioria dos casos dura algumas semanas (12-18 semanas) e melhora mas pode evoluir cronicamente em alguns.


➡️Epicondilite medial, ou “cotovelo do jogador de golfe”, caracterizada pela inflamação da parte medial da ligação do tendão ao osso úmero. Ela está relacionada mais em trabalho braçal ou manual. Então, cuidado com as tarefas domésticas.


➡️Bursite olecraniana corresponde à inflamação da bursa do cotovelo. A bursite é uma manifestação comum, podendo ser causada por trauma repetido na maioria da vezes, mas também é vista na gota, artrite reumatóide e até ter causa infecciosa. Ao exame físico, geralmente é palpada como uma “bolsa” dolorosa e quente atrás do cotovelo. Deve-se sempre descartar a causa infecciosa.


➡️Além de imobilização com órtese de punho que ajuda bastante nas epicondilites, são utilizados anti-inflamatório e infiltração com corticoide, sendo eficazes frequentemente. Olha que boa notícia?!



🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues -|CRM SP 106600 | RQE 36019 Reumatologista


6 visualizações

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã