Ela é considerada o melhor método para o diagnóstico de Osteoporose por sua facilidade de execução, baixa energia utilizada e baixo custo.
De acordo com a densitometria, classificamos :
Normal - não há uma significativa perda de massa óssea;
Osteopenia - reflete uma pequena redução do conteúdo de cálcio nos ossos;
Osteoporose - já ocorre uma perda maior de cálcio, aumentando a fragilidade do osso e aumentando o risco de fraturas.
E por que é tão importante?
O diagnóstico precoce de Osteoporose e Osteopenia leva ao imediato tratamento.
✔️Sabe-se que quanto maior perda de massa óssea, maior é o risco para a fratura por fragilidade. A idade é um fator de risco para perda de massa óssea. Em estudo foi visto que aproximadamente 30% da população adulta brasileira tem Osteoporose.
✔️As fraturas são frequentes também. Estima-se que 1 de cada 2 mulheres na pós-menopausa terão uma fratura ao longo da vida no mundo.
✔️Diante da presença de uma fratura por fragilidade óssea, maior risco de ter uma NOVA fratura, especialmente nos primeiros 5 anos.
✔️Além de estar associada a um maior prejuízo na qualidade vida, como dificuldade nos afazeres diários, perda de independência, necessidade de auxílio de bengala ou andador e a incapacidade.
✔️O pior desfecho é o aumento na mortalidade! Estudos mostraram aumento em torno de 25% na mortalidade após uma fratura por Osteoporose. Também é excelente na avaliação de composição corporal, ou seja, além do estudo da quantidade e distribuição de osso, avalia também a de músculo ( massa magra ) e gordura no corpo. Para saber como está a saúde de seus ossos, faça a densitometria óssea!
Evite a fratura e suas consequências!
Marque sua consulta para uma melhor avaliação médica.
Dra. Raíssa G. Rodrigues
CRM SP 106600
Reumatologista | RQE 36019
Clínica Médica | RQE 72870
Comments