• Clinere

OSTEOPOROSE E COVID-19



A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas. A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos mas também pode estar presente, em menor proporção, em indivíduos mais jovens. Nesse período de isolamento social é importante ficarmos alerta sobre os seguintes tópicos: -A osteoporose ou os medicamentos usados para tratar a osteoporose NÃO aumentam o risco de contrair a Covid-19 e NÃO aumentam os riscos de complicações pela COVID-19. -Não interrompa o tratamento para osteoporose mesmo que a consulta com o seu médico seja adiada. Importante lembrar que muitos médicos estão fazendo as consultas por vídeo a distância ( telemedicina ).

-Evitar quedas em casa pois estas podem resultar em fraturas e internação hospitalar. Retirar tapetes e obstáculos que aumentem o risco de quedas. Usar calçado seguro com antiderrapante mesmo dentro de casa. 

-Praticar atividade física regularmente,  preferencialmente dentro de casa, para manter a saúde dos ossos e  melhorar o equilíbrio além dos inúmeros benefícios que o exercício acarreta. Se for possível, pratique  exercício de levantamento de peso que ajuda a prevenir a perda óssea e a  fortalecer os ossos já fracos.

-Ingerir quantidade suficiente de leite e derivados para manter níveis ótimos de cálcio no sangue. Em adultos com menos de 50 anos de ambos os sexos é recomendado o  consumo de  1000 mg de cálcio por dia, enquanto para aqueles que têm mais de 50 precisam de doses de 1200 mg. Um único copo de 250 ml de leite tem 300 miligramas de cálcio. Sendo assim,  o ideal são, no mínimo,  3 copos de leite ou iogurte por dia.  Se você tiver algum grau de intolerância a lactose pode usar as opções de leite e derivados sem lactose.    Dra. Tatiana Denck Gonçalves - Endocrinologista - CRM SP 127.265




0 visualização

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã