top of page
  • Clinere consultório médico

Não se recomenda o uso de lugol para melhorar o funcionamento da tireoide


Tenho atendido pacientes com dúvidas em relação ao uso de lugol para melhorar o funcionamento da tireoide. Então, achei importante trazer esse assunto no post visto que o uso desta substancia pode trazer sérios problemas para tireoide!!


Sabemos que o iodo é super importante para a síntese de hormônios tireoidianos e, por isso, a OMS ( organização mundial de saúde ) recomenda 100-150 µg/dia para a população geral e 250 µg/dia para gestantes e lactantes.


O sal de cozinha e pescados em geral são as principais fontes de iodo presentes no cardápio dos brasileiros.


A solução de Lugol 5%, que é composta por iodeto de potássio (10%), iodo elementar inorgânico (5%) e água destilada, contem 2500 µg de iodo em cada gota, ou seja, mais que 10 vezes a recomendação da OMS!!

Só para ter idéia, uma gota de lugol contém 6 miligramas de iodo, muito mais do que o necessário para um adulto saudável (de 0,1 a 0,25 miligrama).


O excesso de iodo pode provocar a inflamação autoimune ou até uma ação tóxica que leva à destruição dessa glândula. Não à toa, o quadro é associado a problemas como o hipotireoidismo ou hipertireoidismo.


Por isso , a solução de Lugol NÃO deve ser prescrita com o objetivo de suplementar iodo em nenhuma situação. Também NÃO se recomenda a prescrição de Lugol com o objetivo de melhorar o funcionamento tireoidiano.


A única recomendação do seu uso permanece no pré-operatório de pacientes com Doença de Graves ( uma forma de hipertireoidismo ), objetivando a redução da vascularização da glândula e consequentemente reduzindo sangramentos locais. Mesmo nessa situação, seu uso deve ser feito por curto período pelos riscos da sobrecarga do iodo sobre a glândula.


Dra Tatiana Denck Gonçalves

Endocrinologista - CRMSP 127.265 QRE 30.607

4.293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page