• Clinere

Hipófise: qual a importância desta glândula ?




Localizada na base do cérebro, a hipófise, uma pequena glândula do tamanho de uma ervilha, é considerada a principal glândula do corpo humano. A glândula hipófise regula as funções hormonais essenciais de crescimento, desenvolvimento, reprodução, equilíbrio do estresse e controle metabólico. Por seu papel proeminente no controle destes processos, a hipófise recebeu a denominação de glândula-mestra. 

Sua função é a de regular o trabalho de outras glândulas, como a adrenal, a tireoide, os testículos e os ovários. A hipófise também produz a prolactina, hormônio importante para a amamentação; o GH, hormônio do crescimento; e secreta o hormônio antidiurético e ocitocina, produzidos no hipotálamo (localizado acima da hipófise no cérebro). O hormônio antidiurético participa do controle da quantidade de água no organismo, enquanto o ocitocina auxilia no trabalho de parto. 

As pessoas que tenham diagnóstico de alteração hipofisária assintomática, ou que tenham qualquer sintoma que possa estar relacionado a alteração da função hormonal da hipófise deverão consultar endocrinologista experiente para cuidadosa avaliação da hipófise e indicação individualizada de tratamento ou de acompanhamento apenas.

Dra Tatiana Denck Gonçalves - Endocrinologista CRMSP 127.265

280 visualizações

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã