• Clinere

Hérnia de disco lombar




A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral, uma espécie de “cartilagem” entre as vértebras da coluna, corre do seu lugar e comprime as raízes dos nervos.

É mais frequente nos 30 aos 40 anos, e os locais mais afetados são entre L4-L5 e L5-S1 (nas últimas vértebras da coluna lombar)!


➡️Como é a dor?

A famosa ciatalgia (dor no ciático) é frequentemente referida como um dor intensa nas costas de forma aguda e com irradiação para as pernas. Piora com a flexão da coluna (quando se curva para frente). Pode haver sensação de formigamento, dormência e até falta de força muscular no pé.

E lombociatalgia é a dor que começa na lombar e corre para a perna, geralmente até abaixo do joelho.


➡️O diagnóstico é clínico. A localização desses sintomas e o exame físico podem ajudar no diagnóstico e identificação da região da raiz acometida da coluna. Exames de imagem podem auxiliar também e outras causas de dor nas costas devem afastadas.


➡️O tratamento inicialmente é repouso por um curto período de tempo associado ao uso de analgésicos, corticoide, anti-inflamatório, sendo eficaz na maioria dos pacientes. Ou seja, a maior parte dos pacientes ficarão BEM e sem dor, ok? No entanto, alguns casos vão precisar de bloqueio com corticoide epidural (na raiz afetada da coluna) e até mesmo tratamento cirúrgico.


O primeiro passo é explicar que a lombalgia pode ser controlada!



🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues - CRM SP 106600 | RQE 36019 Reumatologista

14 visualizações

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã