A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral, uma espécie de “cartilagem” entre as vértebras da coluna, corre do seu lugar e comprime as raízes dos nervos.
É mais frequente nos 30 aos 40 anos, e os locais mais afetados são entre L4-L5 e L5-S1 (nas últimas vértebras da coluna lombar)!
➡️Como é a dor?
A famosa ciatalgia (dor no ciático) é frequentemente referida como um dor intensa nas costas de forma aguda e com irradiação para as pernas. Piora com a flexão da coluna (quando se curva para frente). Pode haver sensação de formigamento, dormência e até falta de força muscular no pé.
E lombociatalgia é a dor que começa na lombar e corre para a perna, geralmente até abaixo do joelho.
➡️O diagnóstico é clínico. A localização desses sintomas e o exame físico podem ajudar no diagnóstico e identificação da região da raiz acometida da coluna. Exames de imagem podem auxiliar também e outras causas de dor nas costas devem afastadas.
➡️O tratamento inicialmente é repouso por um curto período de tempo associado ao uso de analgésicos, corticoide, anti-inflamatório, sendo eficaz na maioria dos pacientes. Ou seja, a maior parte dos pacientes ficarão BEM e sem dor, ok? No entanto, alguns casos vão precisar de bloqueio com corticoide epidural (na raiz afetada da coluna) e até mesmo tratamento cirúrgico.
O primeiro passo é explicar que a lombalgia pode ser controlada!
🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues - CRM SP 106600 | RQE 36019 Reumatologista
Comentarios