• Clinere

GALACTORRÉIA



A galactorreia é a secreção inapropriada de um líquido contendo leite pela mama, que surge em homens ou em mulheres as quais não estão grávidas ou amamentando. Geralmente, ela é um sintoma causado pelo aumento da prolactina, um hormônio produzido na hipófise ( localizada no cérebro ) cuja função é induzir a formação de leite pelas mamas. As principais causas para o aumento inapropriado da prolactina, ou seja, fora da gestação/ amamentação, são:  tumor na hipófise, uso de medicamentos, como alguns antidepressivos e antipsicóticos, estimulação das mamas ou algumas doenças endócrinas, como hipotireoidismo e síndrome dos ovários policísticos. 


Quais os sintomas que podem estar associados a galactorréia ? Em mulheres é comum a ausência de menstruação ou irregularidade dos ciclos menstruais. Em ambos os sexos pode ocorrer infertilidade, redução da libido ( apetite sexual ), osteoporose. 


Como diagnosticar ? A galactorreia é observada ao exame clínico médico, que pode ser espontânea ou surgir após a expressão do mamilo. Após isso, alguns exames podem ser feitos para investigar a causa da galactorreia, como a dosagem da prolactina no sangue, dosagem dos valores de TSH e T4, para investigação da função da tireóide, e, se necessário, a ressonância magnética da hipófise para investigar a presença de tumores. 


Como tratar? O tratamento para galactorreia é orientado pelo endocrinologista, e varia de acordo com as causas da doença. Quando ela é um efeito colateral de algum medicamento, deve-se conversar com o médico para avaliar a possibilidade de suspensão ou de substituição deste por outro. Quando é causada por alguma doença, é importante que esta seja tratada adequadamente, de forma a estabilizar os descontroles hormonais.


Dra. Tatiana Denck Gonçalves -Endocrinologista | CRMSP 127.265

0 visualização

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã