top of page
  • Foto do escritorClinere

DOR NO PÉ PODE SER ... JOANETE




Hálux valgo ou o famoso joanete é a deformidade mais comum do pé e se caracteriza pelo desvio lateral do dedão. É comum e pode ser visto em 23% dos adultos e 35% dos idosos. E muitas vezes vem associado à artrose (ou osteoartrite) dessa primeira articulação.

➡️O que causa o joanete?! São vários fatores relacionados como a herança genética (se tem alguém na famíla, sua chance é maior de ter também), mecânica como uso de salto alto e bico fino, inflamatória como na artrite reumatóide e artrite psoriásica.

➡️Quais os sintomas do joanete? A maioria não tem sintomas e não sente dor, mas pode causar ,algumas vezes, dor e inchaço da bursa (uma bursite) e compressão do nervo. Nos casos graves, podem aparecer placas espessas na pele embaixo e úlceras embaixo do pé.

➡️Como tratar? A proteção dessa região é muito importante!

Sendo indicado o uso de sapato apropriado ou maleável, órtese ou coxim protetor além de exercícios e cirurgia para os casos graves. E na inflamação, usar anti-inflamatório também! O salto alto é muito elegante , concordo, mas vamos deixar para ocasiões especiais em que puder ficar sentada, tá ?! Você conheça alguém com joanete? Compartilha com essa pessoa este post. 🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues -|CRM SP 106600 | RQE 36019 Reumatologista


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page