top of page
  • Foto do escritorClinere

DOR NO PÉ PODE SER...FASCEÍTE PLANTAR


As dores em pés e tornozelos também são comuns no consultório, vistas em até 30 %. São várias as causas de dor no pé. Uma delas é chamada fasceíte plantar, que corresponde à inflamação do “tendão” localizado embaixo do calcâneo do pé (região posterior do pé) como na foto . É a considerada a principal causa de dor no calcâneo, seguida de tendinite em Aquiles e outras.


➡️ Como é a dor na fasceíte plantar?

Tipicamente o paciente reclama de dor ao pisar após repouso e logo quando se levanta da cama e que depois vai melhorando durante o dia. A dor ocorre embaixo do pé e pode irradiar para os dedos do pé em alguns casos. Também é comum a piora da dor com uso de sapato com sola flexível (como chinelos), ao andar e ficar em pé em superfícies duras e também após microtrauma como na corrida ou outros esportes de alto impacto para articulação.


➡️Como é feito o diagnóstico?

É feito de acordo com o relato da dor e exame físico, podendo realizar exame de imagem. E o esporão no raio-x não é sinônimo de fasceíte!


➡️O tratamento visa desde as medidas gerais como evitar uso de chinelos flexíveis, rasteirinhas e andar descalço, usar calcanheira ou palmilha para tirar o peso nessa área, além o uso de anti-inflamatório, infiltração com corticoide , terapia com ondas de choque e até cirurgia.

Ninguém precisa viver com dor, não é? Já teve essa dor?! Me como foi!?


🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues - CRM SP 106600 | Reumatologista RQE 36019

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page