• Clinere

Deficiência de testosterona




A deficiência de testosterona está presente em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos, chegando a 50%, ou mais, dos homens com 80 anos. Devido a um estilo de vida cada vez mais sedentário, o nível médio de testosterona nos homens vem diminuindo cada vez mais cedo. Além disso, fatores como obesidade e diabetes podem intensificar o problema.

Sabe-se que os níveis de testosterona também diminuem naturalmente com o envelhecimento e flutuam ao longo do dia. Os sintomas da baixa testosterona não são específicos, mas incluem : diminuição do interesse sexual; dificuldade de ereção; perda de pelos no corpo; diminuição de massa e força muscular. Porém, muitas outras condições podem causar sintomas semelhantes. 

Para diagnosticar baixa testosterona, as amostras de sangue devem ser colhidas ( pela manhã em jejum ) por um laboratório certificado em 2 dias diferentes.

O tratamento de reposição hormonal masculina é recomendado quando os níveis de testosterona estão abaixo da normalidade e deve ser indicado para os homens que apresentam os sintomas de queda hormonal e que não apresentem contraindicações para seu usoQuando a baixa testosterona é causada por problemas que afetam diretamente os testículos, o tratamento traz benefícios significativos à saúde; quando é causada pelo envelhecimento, os benefícios do tratamento são menos claros. O tratamento pode ser feito através de injeção ou na forma de gel e, dependendo do caso, pode durar a vida toda. 

Entre as contraindicações para o uso da testosterona está a suspeita ou caso confirmado de câncer de próstata ou de mama masculina, a vontade de ter filhos, entre outras.

O acompanhamento médico durante o tratamento é primordial para a segurança do paciente e a realização de exames laboratoriais é necessária  para um tratamento seguro. Estudos demonstram que estilo de vida saudável, conquistado com uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos de forma regular, uma boa qualidade do sono, não fumar e não engordar são recomendações que podem retardar ou impedir o aparecimento da deficiência de testosterona e seus sintomas.

Dra Tatiana Denck Gonçalves - Endocrinologista - CRMSP 127.265

1 visualização

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã