top of page
  • Clinere consultório médico

Como tomar corretamente o remédio da tireoide?



O que é levotiroxina ?

A levotiroxina sódica é a forma sintética do principal hormônio produzido pela glândula tireoide, chamado de tiroxina, também conhecido pela sigla T4. A levotiroxina é, portanto, um medicamento indicado para o tratamento do hipotireoidismo, que é a doença provocada pela deficiente produção de hormônios pela tireóide. As doses administradas de levotiroxina sódica variam de acordo com o grau de hipotireoidismo ( valores de TSH e T4 livre ), a idade do paciente e a tolerabilidade individual. Pode ser administrado em qualquer idade, desde crianças até idosos. Gestantes também podem tomá-lo.

Como ela deve ser tomada ?

É muito importante que o paciente tome a medicação de forma correta para atingir o bom controle dos hormônios tireoideanos. Seguem algumas dicas super importantes o uso correto da levotiroxina:

✔️Deve ser ingerida em jejum, pela manhã, de preferência 30 min a 1 hora antes do café da manhã e de qualquer ingestão de outros medicamentos pois estes podem cortar o efeito do hormônio.

✔️Mantenha a levotiroxina na na embalagem original e em temperatura ambiente, tirando-o da caixa apenas na hora de tomar. Não coloque em “potes”, nem na geladeira.

✔️O ideal é que este tipo de medicação não seja partida, o que pode acarretar em problemas tais como, por exemplo, doses diferentes a cada dia e instabilidade do princípio ativo. Por isso existem várias dosagens da levotiroxina ( 12,5 mcg, 25 mcg, 38 mcg, 50 mcg, 75 mcg, 88 mcg, etc ) no mercado. Seu endocrinologista poderá escolher a melhor dose para você.

✔️Escolha uma marca e tornar-se fiel à mesma. Se você toma levotiroxina sódica genérica, decore a empresa farmacêutica responsável pela produção e peça para o farmacêutico não trocar na hora de comprar uma nova caixa. Se a troca de marca ou laboratório for inevitável, sugere-se uma nova dosagem do TSH após 6 semanas para avaliar a necessidade de correção da dose.

✔️Se eventualmente, você esquecer de tomar a levotiroxina em um dia você pode tomar a dose dobrada no dia seguinte.


Dra Tatiana Denck Gonçalves - Endocrinologista - CRMSP 127.265 QRE 30.607

4.879 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page