• Clinere

COMO SURGEM OS NOVOS MEDICAMENTOS?

E qual a importância agora na pandemia Covid-19?

Um tema bem atual é a pesquisa clínica!

Em plena pandemia de Covid-19, grande é a procura por uma medicação e uma vacina que combatam esta infecção e que sejam seguras, não é?!

Mas até obter a sua aprovação pela Anvisa, um medicamento deve passar por várias etapas na pesquisa clínica.


➡️ Após a fase pré-clínica, inicia a fase 1 que é feita na população saudável, que usa o medicamento ou droga em estudo para gerar dados de interação desse com alimentação e outras medicamentos, qual será a melhor dose eficaz, a melhor via, etc.


➡️ Na fase 2, alguns pacientes com uma determinada doença tomam a medicação do estudo (produto em investigação) em estudo curto, avaliando se essa é eficaz (funciona) e também se é segura.


➡️ Na fase 3, mais prolongada, milhares de pacientes usam a medicação em estudo para observar o uso dela a longo prazo, checar os efeitos ruins (colaterais), e assim por diante.


➡️ E na fase 4, este medicamento já está aprovado e disponível nas farmácias e serve para identificar novos e diferentes efeitos colaterais (chamada farmacovigilância).


Por isso, há uma demora até a conclusão deste processo todo, até se comprovar a eficácia e segurança desse medicamento para uso na população! E não queremos usar algo que não seja testado e aprovado, correto?!


Agradeço ao Cepic ( Centro Paulista de Investigação Clínica) a oportunidade de realizar este trabalho super interessante onde já participei ( e ainda atuo) no surgimento de vários remédios NOVOS para o tratamento de artrite reumatóide e osteoporose! Também para vacina para Herpes Zoster! E que venham muito mais!


Fonte: www.anvisa.gov.br


🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues

|CRM SP 106600

| RQE 36019 Reumatologista

5 visualizações

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã