• Clinere

Como evitar a perda da visão causada pelo diabetes?




Retinopatia diabética ( RD ) é uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia.
Sabe-se que a retinopatia diabética é a complicação microvascular mais comum do diabetes, sendo a principal causa de cegueira em adultos de 20 a 74 anos de idade. Vale destacar que a RD está se tornando cada dia mais comum em diabéticos de todas as faixas etárias.
A RD pode surgir sem que o paciente note diferença em sua visão. Com o passar do tempo, porém, a visão passa a piorar, podendo até mesmo chegar à cegueira, caso não seja tratada. Para evitar os problemas de visão, além de manter um bom controle dos níveis glicêmicos, todo paciente com diabetes tipo 1 ou 2 deve visitar o oftalmologista para fazer o exame do fundo de olho pelo menos uma vez por ano. Na gravidez, os cuidados com a visão devem ser redobrados As mulheres grávidas com diabetes precisam fazer pelo menos um exame do fundo de olho a cada trimestre gestacional. 
Um dos tratamentos disponíveis na retinopatia diabética é aplicação de  laser dentro dos olhos.  Este tratamento provoca a destruição dos vasos sanguíneos anormais, assim como das áreas da retina que estão sem sangue. Normalmente, são necessárias duas ou mais sessões de aplicação a laser. Caso haja hemorragia severa, pode precisar de um procedimento cirúrgico chamado vitrectomia, para remover o sangue do olho. No entanto, o tratamento com laser não recupera a visão perdida, na maioria das vezes.
É, por isso, que detectar a retinopatia diabética precocemente é a melhor maneira de prevenir a perda de visão além de, acima de tudo, manter os níveis de glicemia sob controle. Além disso, é preciso manter bons níveis de pressão arterial e das taxas de colesterol. Isso ajuda a proteger os olhos e a saúde como um todo. Dra Tatiana Denck Gonçalves - Endocrinologista CRM 127.265

2 visualizações

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã