• Clinere

ARTRITE REUMATÓIDE - Evitar deformidade




Artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica crônica e autoimune (produção de anticorpos) que caracteriza pela inflamação das sinóvias (membranas dentro das juntas).


➡️É muito frequente podendo ser vista em até 1% da população. Atinge mais as mulheres jovens porém também pode ocorrer em crianças (Artrite Idiopática Juvenil) e idosos.


➡️Como ocorre a artrite na AR?!

Inicia lenta e progressivamente causando uma artrite (dor, calor, edema e rubor na junta), poliarticular (4 ou mais afetadas) e simétrica.

As mãos e punhos são os mais acometidos (cerca de 90 % dos casos), mas pode atingir pés, tornozelos,joelhos, coluna, etc.

A dor é do tipo inflamatória com piora durante à noite e ao acordar evai melhorando durante o dia e movimentação. E é comum a sensação de rigidez (“enferrujado“) prolongado ao acordar, melhorando bem depois.


➡️Como é sistêmica pode ter outros sintomas como febre, emagrecimento, caroços próximos as articulações (nódulos reumatóides), inflamação nos olhos (esclerite, uveíte, olho seco), fibrose no pulmão, entre muitos outros!


➡️O diagnóstico é clínico também. A presença de inflamação (alto PCR, VHS no sangue), dos autoanticorpos (Fator Reumatóide e Anti-CCP - anti-peptídeo citrulinado cíclico), alterações de raio-x , tomografia e ressonância auxiliam no diagnóstico. Sendo úteis os critérios classificatórios também!


➡️A importância do rápido diagnóstico e seu tratamento é para evitar a evolução da doença, as deformidades e a incapacidade.


A persistência de dor pode ser um alerta para uma doença,como AR.


🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues - CRM SP 106600 | RQE 36019 Reumatologista

0 visualização

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã