• SEO Auditoria OCDMB

Alteração de cor nas mãos?




Temperatura caindo e começamos a ver queixas de alteração de cor nas mãos no consultório.


Primeiro, vamos explicar que a cianose corresponde a um sinal de cor azulada (ou arroxeada) visto em dedos e em mucosas e que pode ser causado por varias condições.


Difere do fenômeno de Raynaud (FRay), que é causado por um fechamento anormal dos vasos das mãos e dos pés e que é desencadeado por emoção e mais frequentemente pela exposição ao frio.


Geralmente é visto como a tríade de palidez (branco) e cianose (azulado), bem desmarcadas e típicas como na foto, seguidas de vermelhidão, lembrando as 3 cores da bandeira da França 🇫🇷. Boa dica, não é?


O FRay é bem comum e pode ser encontrado em 3 a 12 % da população.

É classificado como primário quando não há uma causa relacionada, e secundário quando tem uma associação com uma doença (como na Esclerose Sistêmica, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Síndrome Anticorpo Antifosfolípide, entre outras).


Outra causas são medicações (como beta-bloqueadores e derivados de ergot), situação de vibração, hiperviscosidade, entre outras.


Na maioria das vezes tem uma boa evolução e poucos sintomas, como formigamento e dor, principalmente nos casos primários, porém pode complicar com necrose, gangrena e úlceras.


Assim na presença de alterações de cor de extremidades é aconselhável passar com o reumatologista para avaliar melhor o diagnóstico!


Quer saber mais sobre FRay?

Deixe aqui suas dúvidas!




Marque sua consulta para uma melhor avaliação médica.


Dra. Raíssa Gomes Rodrigues

CRM: 106.600

RQE 36019 Reumatologista



33 visualizações

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã