Dia de Conscientização da Artrite Reumatóide
Além de comemorar o Dia das Crianças e da nossa padroeira Nossa Senhora Aparecida, ontem também foi dia mundial de alerta para Artrite Reumatóide.
A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica que acomete principalmente as articulações. Ou seja, dor, calor, vermelhidão e inchaço articular são as principais manifestações na AR, mas pode estar associada a sintomas sistêmicos como febre, perda de peso, anemia, fadiga, vasculite ( inflamação dos vasos), inflamação ocular como a Esclerite, manifestação pulmonares entre outras.
A dor tem a característica de ser progressiva e inflamatória, ou seja, piorando à noite ou acordar. É frequente sensação de enrijecimento ou rigidez ao acordar, às vezes descrito pelo paciente como uma dificuldade de movimentar os dedos ou uma sensação de estar "enferrujada" por longa duração.
- Acomete mais as mulheres em idade fértil ♀️ ,mas também pode surgir em crianças e na terceira idade.
As mulheres são as mais afetadas na proporção 3:1 ( mulheres:homens).
Acredita-se que 1 % da população de adultos nos EUA tenham a doença. Ou seja, é uma doença bastante prevalente.
- A causa é desconhecida mas tem uma associação genética geralmente ligada ao HLA-DRB1, HLA-DR4.
Agentes infecciosos também estão relacionados. Hoje com a epidemia de Chikungunha, sabe-se que esta pode um gatilho para a sua manifestação em alguns pacientes.
- As mãos são as mais afetadas e se não tratada pode levar a grande incapacidade e prejuízo na realização das atividades diárias. Daí a sua importância no seu diagnóstico precoce e imediato tratamento!
Mãos e punhos são acometidos em até 95%, seguido das articulações dos pés, tornozelos, joelhos e podendo atingir qualquer articulação (ou junta).
- O diagnóstico é clínico baseado no exame físico, associado ao laboratório e imagem pelo reumatologista.
Temos os Critérios Classificatórios para AR 2010 ACR/EULAR que são uma ferramenta de auxílio no diagnóstico. É composto pela soma do acometimento articular ( de 1 até > 10 articulações) , sorologia ( presença de Fator reumatóide e/ou Anti-CCP ), duração dos sintomas ( > ou < que 6 semanas) e presença de prova inflamatória ( VHS e/ou PCR). Uma pontuação maior ou igual 6 , classifica como AR.
Tem que enfatizar que são critérios classificatórios para estudos e grandes populações, mas não são diagnósticos.
A radiografia pode trazer achados típicos como presença de erosões ósseas, redução de espaços articulares, desvio ulnar dos dedos e ,tardiamente, as deformidades como a deformidade em botoeira e em "pescoço de cisne".
Podem ser úteis outros exames como a Ultrassonografia articular com power doppler e Ressonância Nuclear Magnética principalmente nos casos iniciais.
- Infecção viral aguda ( hepatite B e C, Parvovírus , Rubéola e outros) , Vacinas também , Artrose de mãos (Osteoartrite de mãos), Gota, Lúpus, Fibromialgia são alguns dos diagnósticos diferenciais.
- É essencial um diagnóstico preciso e precoce, instituindo de imediato o tratamento a fim de evitar os danos e as complicações da doença.
Em caso de dor na junta persistente, é melhor ser avaliado por um reumatologista!
Sociedade Brasileira de Reumatologia
#artrite # artritereumatoide #prevencao
Dra. Raíssa G. Rodrigues CRM SP 106600
Diretora Clínica
Comments