top of page
  • Clinere consultório médico

Tireoide e gestação


Você sabia que a tireoide tem um papel importante durante a gravidez? Confira o que é preciso saber.

Se a gestante já fizer uso de medicamento para a tireoide a atenção deve ser redobrada no período que ela estiver tentando engravidar e mais ainda quando ela estiver grávida.


Durante a gestação a tireoide materna é mais exigida do que fora deste período fazendo parte da evolução normal da gravidez. Além disso a tireoide do feto só começa a funcionar plenamente a partir da 20ª semana.


A avaliação do hormônio TSH deve estar entre os primeiros exames realizados pela gestante. É ele que vai avaliar qual o risco da gestante evoluir para uma disfunção tireoidiana ou diagnosticar um problema que ela já possa ter e não sabia.


Deve-se ter atenção com grávidas com mais de 35 anos, com história familiar e pessoal de doença tireoidiana e que tenham anticorpos positivos contra a tireoide.


Quando a tireoide não funciona corretamente pode trazer sérios problemas durante a gestação tais como:

✔️aumento de risco de sangramentos,

✔️abortos prematuros

✔️hipertensão arterial


Já com relação ao bebê pode causar:

✔️déficit cognitivo

✔️aparecimento de bócio ( aumento do volume da tireoide )


As disfunções tireoidianas mais frequentes são:

✔️hipotiroidismo (pouca produção hormonal)

✔️hipertiroidismo (excesso de produção hormonal)


Uma vez que a gestante seja diagnosticada com alguma disfunção na tireoide, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.Após o parto a mulher não deve interromper o uso do medicamento sem orientação do endocrinologista. Em alguns casos os níveis de hormônios tireoidianos voltam ao normal após a gravidez. Porém é importante que essas mulheres fiquem atentas pois o risco delas voltarem a apresentar novos problemas na glândula é grande.


Dra Tatiana Denck Gonçalves - Endocrinologista - CRMSP 127.265 RQE 30607



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page