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SARCOPENIA. Saiba como evitá-la!!




Sarcopenia significa  diminuição da massa muscular (massa magra) no corpo. Esse processo faz parte do envelhecimento e é, em parte, responsável pela perda da qualidade de vida na terceira idade.  Sabe-se também que, a sarcopenia pode acometer indívíduos jovens que apresentem doenças tais como o câncer, processos infecciosos ou inflamatórios graves ou  traumatismos sérios que levam a uma perda de massa muscular acelerada, muito mais grave do que aquela que ocorre no envelhecimento.  

Estima-se que, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos. A sarcopenia do idoso pode ser causada por alterações hormonais e fisiológicas do próprio envelhecimento, por doenças que ocorrem frequentemente na velhice, mas também está associada ao sedentarismo e à má alimentação.  A sarcopenia tem implicações diretas na qualidade de vida e aumenta o risco de lesões e fraturas decorrentes das quedas.

A perda de massa muscular costuma demorar para ser percebida. Alguns dos primeiros sinais, são: Dificuldade em realizar atividades físicas tais como subir escada, trocar uma lâmpada e carregar malas ou compras, Desequilíbrio ao andar em terrenos acidentados ( ruas com desníveis e buracos ), Quedas constantes.

E como podemos prevenir e tratar a sarcopenia ?  Praticar exercícios e seguir dieta equilibrada são os meios mais eficazes de prevenir e também de tratar a sarcopenia. Nas atividades físicas, destacam-se os exercícios de resistência ( musculação); e na dieta, os alimentos ricos em proteínas. Para pessoas saudáveis recomenda-se a ingestão de pelo menos 1 a 1,2 g de proteínas por quilo de peso corporal ao dia. Principalmente para indivíduos na terceira idade que não tenham nenhuma contraindicação para a ingestão desse macronutriente. Aqueles idosos que não conseguem ingerir a quantidade ideal de proteína na dieta podem se beneficiar com a suplementação da mesma e fazer uso do whey protein, por exemplo. Importante enfatizar que o tratamento é para a vida toda e, muitas vezes, implica em mudança de estilo de vida.

Dra Tatiana Denck Gonçalves - Endocrinologista - CRMSP 127.265

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