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Qual o melhor cálcio para tomar, doutora?




É uma dúvida comum que surge no consultório dos pacientes com osteoporose ou naqueles que já querem prevenir a osteoporose e osteopenia, é sobre o melhor cálcio a ser tomado.


A foto acima representa a forma mais fácil para alguns pacientes tomarem o cálcio.


Vamos , antes, fazer algumas considerações sobre isso:


1 . O cálcio comprovadamente é eficaz para prevenção de Osteoporose e Osteopenia. Ou seja , ele protege a saúde dos seus osso. E a prevenção com cálcio deve ser estimulada o quanto antes!


2. É importante incentivar inicialmente todos os pacientes a seguir uma dieta rica em cálcio! E também é mais saudável! Por isso, questionamos sempre o quanto de leite e derivados ( maiores fontes de cálcio ) que se toma durante o dia numa consulta;


3. São muitos os tipos disponíveis de suplementos de cálcio. Temos com o citrato de cálcio, fosfato de cálcio, carbonato de cálcio, gluconato de cálcio, entre outros classificados de acordo com o sal associado. A escolha do suplemento deverá obedecer as características individuais do paciente, e ocorrerá especialmente naqueles que não ingerem cálcio o suficiente para a sua necessidade ou na presença de doenças (alergia ao leite, por exemplo);


4. Concluindo, a melhor forma é sempre aquela aceita pelo paciente e de acordo com seu perfil (se tem intolerância ao leite, pedras no rins, etc).


E em relação à quantidade necessária de cálcio, que muda de acordo com idade, doença, entre outras, esta será explicada direitinho em outra ocasião.

🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues |CRM SP 106600 | RQE 36019 Reumatologista

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