• SEO Auditoria OCDMB

Qual a relação dos fatores emocionais com a obesidade?

Atualizado: Jan 18


Uma gama de fatores genéticos, fisiológicos, comportamentais e ambientais, que variam entre os indivíduos, contribui para o desenvolvimento da obesidade. Entretanto, existem associações robustas entre obesidade e uma série de transtornos mentais (p. ex., transtorno de compulsão alimentar, transtornos depressivo e bipolar e esquizofrenia).


O ato de comer, para grande parte  dos obesos, é tido como tranquilizador, como uma forma de localizar a ansiedade e a angústia no corpo, sendo apresentadas também dificuldades de lidar com a frustração e com os limites. Em grande  parte dos casos de obesidade, o descontrole emocional está associado. 


A ansiedade é um dos traços mais comuns em pessoas obesas, sintoma que contribui para instalar ainda mais essa condição. Quanto mais o indivíduo busca gratificações imediatas com a comida, menos equilibrado ele se torna. Consequentemente, pior fica a qualidade da sua alimentação.


Estudos recentes evidenciam que a relação entre a  obesidade e depressão parece ser bidirecional, ou seja, o sobrepeso e a obesidade podem aumentar a probabilidade de depressão, assim como as pessoas com sobrepeso terão maior propensão à depressão.


Há, no entanto, evidências que sugerem que pequenas mudanças de estilo de vida, como a prática de atividade física em qualquer intensidade, por ao menos uma hora por semana, pode reduzir consideravelmente o risco de desenvolvimento da depressão.


Perecebe-se então, que o indivíduo obeso merece uma abordagem multidisciplinar que inclui, também, o apoio psicoterápico.



Marque sua consulta para uma melhor avaliação médica.

Dra.Tatiana Denck Gonçalves

Endocrinologista

CRM 127.265


0 visualização

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã