Diante da falha de eficácia da hidroxicloroquina em novos estudos, incluindo o da New England Journal of Medicine, outras drogas da reumatologia estão sendo avaliadas e usadas em casos graves hospitalares da Covid-19.
- Quais são essas medicações e como funcionam?
▫️Tocilizumabe é um medicação biológica com ação anti-IL6, ou seja, um anticorpo que bloqueia a ação da proteína ou citocina chamada IL-6 que é produzida durante uma inflamação, reduzindo esse processo. Como foi visto que um alto nível da IL-6 está associado a maior mortalidade (chance de morrer), esta medicação parece ter grande benefício no combate à inflamação exagerada no pulmão!
Está já aprovada para o tratamento na artrite reumatóide, artrite idiopática juvenil (artrite que ocorre em crianças) e arterite de células gigantes (uma vasculite - doença que inflama os vasos do corpo).
▫️Baricitinibe
Essa medicação inibe a enzima JAK 1 e 2 predominantemente que faz a comunicação entre as células do sangue, da inflamação e imunidade. Temos essas proteínas chamadas JAKs espalhadas em todo corpo, que funcionam como receptor ( uma chave para a entrada na célula). Também diminue a inflamação, daí ser avaliada na Covid-19.
Já está aprovada para a artrite reumatóide.
▫️Corticoide
É um potente medicamento com ação anti-inflamatória, ou melhor, melhora dor, edema, calor e vermelhidão da inflamação e todo processo na inflamação.
Usado há anos em muitas doenças reumatológicas (como lúpus, artrite reumatóide), além das alérgicas, pulmonares, endócrinas, etc.
Incluindo várias outras formas, como vacina , antivirais , anticoagulantes, plasma que estão sendo analisadas no mundo.
Aguardemos , com esperança, os novos resultados dos estudos que comprovem a eficácia e segurança dessas medicações no tratamento da Covid-19 !
Uma vantagem em trabalhar na pesquisa clínica é a oportunidade de ver de perto e antecipadamente como funcionam essas medicações, como tocilizumabe e baricitinibe!
🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues |CRM SP 106600 | RQE 36019 Reumatologista
Comments