O ômega-3 é uma gordura essencial e precisamos ingerir esse tipo de gordura para nos mantermos saudáveis.
Os principais tipos de gorduras ômega-3 são o ácido alfa-linolênico (ALA), uma gordura presente nos alimentos vegetais, o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA), ambos presentes nos peixes.
Existe uma crença popular de que tomar suplementos de ômega-3 melhoraria os níveis de colesterol a ponto de reduzir o risco de ter doença cardíaca, AVC e de morrer.
Entretanto, a imensa maioria das cápsulas de ômega-3 disponíveis no mercado não apresenta concentração ideal de ômega 3 tipo EPA o qual poderia ser benéfico do ponto de vista cardiovascular.
Portanto, ingerir esses suplementos não reduzirá doença cardíaca, AVC ou morte.
Mesmo assim, o ômega 3 continua sendo importante em razão de suas propriedades. A melhor forma de garantirmos o consumo de ômega 3 é incluirmos no nosso cardápio suas várias fontes naturais. Não confunda suplemento com alimento.
E como podemos melhorar os níveis de ômega 3 no nosso organismo ?
Aumentando a ingestão de peixes ricos em ômega 3 ( salmão, anchova, atum e sardinha ) para 2 vezes por semana.
E se você não gosta de peixe ou é vegetariano? A indicação é que você consuma diariamente chia ou linhaça pulverizadas sobre salada de frutas ou iogurte, além de incluir em seus lanches diários oleaginosas (castanha-do-Pará, nozes, macadâmia) - cada porção delas deve ter 30 g, o equivalente à sua mão fechada.
Dra Tatiana Denck Gonçalves
Endocrinologista - CRMSP 127.265 QRE 30.607
Комментарии