Na teoria, ter uma doença autoimune, onde seu sistema imunológico e de defesa está alterado, aumenta, sim, este risco para Covid-19! Devemos avaliar uma série de fatores ao avaliar esse risco diante do paciente com doença autoimune.
Ter uma doença estável, controlada e em remissão (quando a doença fica “dormindo “) é o melhor momento para o paciente e menor é o seu risco de infecção.
O uso de medicação imunossupressora, que baixa ainda mais a imunidade, está relacionado ao maior risco de infecções, especialmente quando se utiliza os potentes e moderados imunossupressores. Sendo menor o risco quando se usa os levemente imunossupressores ou sem imunossupressão envolvidos. São exemplos de potentes imunossupressores o metotrexato, azatioprina, etc. O seu reumatologista saberá dar informações sobre a sua medicação e grau de imunossupressão.
Avaliar os demais fatores de risco à Covid-19 presentes também é essencial! Como se tem Diabetes, doença cardíaca, Obesidade presentes entre outros.
O trabalho do paciente também é levado em conta para avaliar se ocorre exposição ao público, por exemplo, e podendo aumentar o seu risco à Covid.
Embora não tenha um consenso ainda, a boa conversa entre o médico e seu paciente , explicando os riscos e benefícios de cada ação e compartilhando a decisão, deve facilitar essa determinação!
Procure e converse com seu médico reumatologista.
Dra. Raíssa G. Rodrigues - Reumatologista - CRM SP 106600 / RQE 36019
Commentaires