• Clinere

A fratura vertebral pode ser um sinal de Osteoporose!




A fratura da vértebra (fratura na coluna) é a fratura mais comum relacionada à osteoporose, que se caracteriza pela fragilidade do osso, que fica mais poroso, tornando-o com maior risco de fratura (quebra do osso). Ela afeta todos os ossos do corpo.


➡️ É comum, infelizmente. Estudo brasileiro mostrou uma prevalência de cerca de 12-15% de fratura vertebral nos homens e mulheres.


➡️Ocorre frequentemente nas vértebras mais baixas da coluna torácica e nas vértebras superiores da coluna lombar.


➡️Além disso, a presença de uma fratura é um fator de risco significativo para ter nova fratura!


➡️ Também está relacionada a uma pior qualidade de vida com maior limitação e dificuldade para os afazeres diários e principalmente aumento da mortalidade (quem tem fratura tem mais risco de morte!).


➡️E a maioria, em 2/3 dos pacientes, não tem dor ou sintoma.


➡️Como diagnosticar a fratura?!

A radiografia da coluna torácica e lombar é método simples e muito utilizado, observando o achatamento da vértebra. Pode usar tomografia, ressonância e densitometria com VFA (software adequado).


➡️Uma redução de altura e o surgimento de uma “postura corcunda” (aumento da cifose da coluna) pode ser visto no exame físico com o avanço e gravidade da doença!


Outras fraturas também relacionadas à osteoporose e que servem de alerta são as de antebraço (rádio), quadril (fêmur) e úmero (braço).


Assim, uma fratura PODE ser mais que isso. Se você já teve uma fratura, ou tem um fator de risco, melhor avaliar se tem osteoporose e tratar, assim evitará essas consequências.


Vamos cuidar bem da saúde de seus ossos!?



🔸Dra. Raíssa G. Rodrigues - CRM SP 106600| RQE 36019 Reumatologista

0 visualização

Rua Frei Caneca, 558, conjunto 1703,

C0nsolação, São Paulo - SP,

CEP 01307-000

Tel :   011 - 2597- 7181

           011 - 93235-9479

  • Instagram
  • Facebook ícone social

Agendamento de Consultas : Segunda à Sexta a partir das 8hrs . Atendimentos aos sábados pela manhã